espirais

espirais

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Responda as seguintes perguntas:

Qual a probabilidade de pelo menos duas pessoas entre sete fazerem aniversário na mesma data?

Qual a probabilidade de exatamente duas pessoas entre sete fazerem aniversário no dia 5 de maio?

Qual a probabilidade de exatamente duas pessoas entre sete fazerem aniversário na mesma data?



Solução da primeira pergunta:

Primeiro, uma lei da lógica.
 Ou seja, ou uma coisa é ou não é. Somando as probabilidades de uma acontecimento ser com a probabilidade de não ser, teremos 100%, Ou seja, a probabilidade de pelo menos duas pessoas fazerem aniversário na mesma data será 1 menos a probabilidade de todas as pessoas fazerem aniversário em datas diferentes.
A probabilidade da primeira pessoa fazer aniversário em alguma data é 365/365. A probabilidade da segunda pessoa fazer aniversário em outra data  é a de ela fazer em qualquer uma das outras 364 datas, ou seja. A probabilidade da terceira pessoa fazer aniversário numa data diferente das duas primeiras é de 363/365 e assim por diante. Em termos matemáticos

Interessante notar que, se aumentarmos a quantidade de pessoas para 23 o resultado aumenta para cerca de 50%, probabilidade surpreendentemente alta. Este fato é conhecido como paradoxo do aniversário, pois a intuição nos leva a acreditar que esta probabilidade seria baixa.

Resposta a segunda pergunta :

Este caso corresponde exatamente à definição da distribuição de probabilidade binomial que diz qual a ocorrência de x eventos de probabilidade p de ocorrer e q de não ocorrer em n experimentos.



Em breve, a resposta aos outros problemas.


2 comentários:

  1. Eu conheço um pouco da lei da sincronicidade, aquela do Jung, serve?
    É...acho que não.
    Tive uma amiga engenheira química que passava horas me falando "da beleza da abstração matemática", eu ficava feliz por ela. Enfim, a beleza das coisas estão sempre por aí e cada um as encontra ao acaso ou por necessidade.
    Diz a lenda que Sócrates, o filósofo, induzia um simples escravo a resolver teoremas nas areias das praias. Ironia e maiêutica, eram os seus métodos. Em termos de praia, nada como um belo sol e uma barraquinha de água de coco (acabou o acento? Esses gramáticos!). Não resisto ver gente inteligente como você, Benno, que Deus o conserve assim!Bjsss

    ResponderExcluir

  2. A resposta à questão nº3 é o valor da probabilidade encontrada na questão nº2 multiplicada pelos 365 dias do ano.
    Isto é...
    P= 5,7% (aproximadamente)

    Vou pesquisar os desafios que já tem colocado para ver se os conseguiria resolver sem espreitar a resposta.

    Tudo de bom
    (^^)

    ResponderExcluir